Lançamento do documentário “A Arte Como Possibilidade de Liberdade/Trajetória Centro Socioeducativo São Jerônimo” e estréia do podcast “Vozes Além dos Muros”

Os dois trabalhos são frutos de experiências de arte-educação com adolescentes em privação de liberdade; o documentário vai ao ar no YouTube e o podcast estará disponível nessa plataforma, no Spotify e no Deezer 

 

Assista o bate papo de lançamento dos projetos no dia 02 de setembro de 2021 as 20h ao vivo no canal do Youtube da Zula Cia de Teatro 

Assista o documentário e ouça o podcast no canal do Youtube da Zula Cia de Teatro (ambos com tradução em Libras)

Ouça o podcast no Spotify

Ouça o Podcast no Deezer

 

As experiências de privação de liberdade de meninas adolescentes, que cumprem medidas socioeducativas em Belo Horizonte, em diálogo com as possibilidades de se contar novas histórias pela arte-educação. Este foi o ponto de partida para um processo que deu origem ao trabalho apresentado no documentário “A Arte Como Possibilidade de Liberdade/Trajetória Centro Socioeducativo São Jerônimo” e no podcast “Vozes Além dos Muros”, que são criações inéditas da Zula Cia. de Teatro, com estreia a partir do dia 02 de setembro. 

Nesse dia, será realizada uma live no canal do YouTube da Zula Cia. de Teatro, às 20h, com exibição de trechos do documentário e dos podcasts junto com uma contextualização de toda trajetória do projeto. De acordo com a atriz e uma das fundadoras da Zula Cia. de Teatro, Talita Braga, o documentário “A Arte Como Possibilidade de Liberdade/Trajetória Centro Socioeducativo São Jerônimo” vai apresentar ao público um panorama geral das ações realizadas nesse espaço, além de detalhar as etapas de produção dos podcasts. 

“O filme vai apresentar toda essa jornada de um ano de trabalho no Centro Socioeducativo São Jerônimo. Então, quem tiver contato com o documentário antes de ouvir os podcasts, poderá fruir os podcasts de uma outra maneira e vão conseguir enxergar melhor qual foi toda a trajetória que fizemos até chegar na construção dessa série em cinco episódios”, explica a artista.

De acordo com ela, a ideia é que esse conteúdo audiovisual também possa ser acessado posteriormente por outros arte-educadores, pesquisadores e professores que trabalham com adolescentes em privação de liberdade.

Dividida em 5 episódios, a série em podcast, por sua vez, inspira-se na linguagem do audiodocumentário e marca uma continuidade do projeto “A Arte como Possibilidade de Liberdade”, desta vez realizado com garotas de 14 a 18 anos, no Centro Socioeducativo São Jerônimo, entre 2020 e 2021. Os podcasts vão ao ar no YouTube e  no Spotify e Deezer da Zula Cia. de Teatro.  O primeiro episódio vai ao ar no dia 02 de setembro, às 20h e, os outros 4 episódios, serão lançados semanalmente, todas as quintas-feiras do mês de setembro, sempre às 20h. 

A primeira edição do projeto “A Arte Como Possibilidade de Liberdade” foi promovida com mulheres no Complexo Penitenciário Feminino Estevão Pinto, em 2017, e essa experiência resultou na criação do espetáculo “Banho de Sol”, que estreou em 2019, com as atrizes e professoras de teatro Gláucia Vandeveld, Kelly Crifer, Mariana Maioline e Talita Braga,  uma das fundadoras da Zula. A direção é de Mariana Maioline e Talita Braga. 

O espetáculo leva à cena o encontro entre a Zula Cia. de Teatro e as mulheres em privação de liberdade e as experiências vividas ao longo de um ano dentro do complexo penitenciário. Durante a temporada de estreia, algumas adolescentes do Centro Socioeducativo São Jerônimo foram assistir às apresentações e manifestaram o desejo de que a Cia. ocupasse o centro de internação para que elas também pudessem fazer aulas de teatro, o que de fato aconteceu no início de 2020, até o surgimento da pandemia.  

Com o projeto no Socioeducativo São Jerônimo, estava previsto  levar as adolescentes para a cena. “A gente queria que elas pudessem estar no palco com seus corpos, suas vozes, narrando suas histórias”, pontua a atriz Talita Braga. Na impossibilidade de isso acontecer, em função da pandemia, em “Vozes Além dos Muros”, ao menos as atrizes da Zula conseguiram que as adolescentes participassem por meio de depoimentos coletados nos últimos 2 anos, e que contaram com o olhar da dramaturga Luciana Campos para a roteirização. 

Para Luciana, esse trabalho “fala de arte, de sonhos, de poesia e de humanidade”, trazendo as narrativas das jovens num lugar outro que não o da privação de liberdade. Uma estratégia que ela utilizou e que dialoga com as peças da Zula Cia. de Teatro foi buscar aproximações entre os relatos daquelas garotas com outros textos. 

As falas das adolescentes do Centro Socioeducativo São Jerônimo, que estavam em situação de privação de liberdade, foram conectadas às de outras jovens pelo mundo, como da África e da Ásia, por exemplo a ativista paquistanesa Malala Yousafzai, que, apesar de não compartilhar diretamente da mesma situação, também enfrenta cerceamentos e luta em prol da conquista ampla de direitos para as mulheres. 

A dramaturgia de “Vozes Além dos Muros” conta com músicas na voz da cantora mineira Júlia Tizumba, além de composições próprias e dos músicos Sérgio Pererê e Maurício Tizumba. A musicalidade permeia o trabalho, que se destaca também pela dramaturgia sonora.

 

NOVA METODOLOGIA

Mesmo diante da necessidade de praticar o isolamento social, as aulas ministradas pela Zula continuaram acontecendo de maneira remota. Com algumas limitações técnicas, como o acesso à internet pelas adolescentes, a Cia., juntamente com a direção do Socioeducativo,  criou  uma nova metodologia de aulas por pendrive. 

“Cada artista gravava sua parte da aula em casa, o André Veloso editava essa aula, salvava num pendrive e o motorista do Centro Socioeducativo transportava esse material até as jovens”, relata Andréia. “E isso só foi possível porque a ex-diretora do Centro Socioeducativo São Jerônimo, Érika Vinhal, abraçou o projeto”, completa a atriz.  

Todo o processo foi registrado e será lançado num vídeo documentário, compartilhando a trajetória vivida ao longo dos meses de pesquisa. O filme será disponibilizado nas redes sociais da Zula e distribuído para universidades, escolas de formação, escolas públicas e centros de pesquisa de todo o país. 

No dia 30 de setembro, a Zula Cia. de Teatro realizará uma live de encerramento do projeto com a participação de Erika Vinhal, que era a Diretora do Centro Socioeducativo Educativo São Jerônimo no período em que o projeto aconteceu.

 

O DOCUMENTAL COMO PESQUISA

“Vozes Além dos Muros” é um novo passo na história da Zula Cia. de Teatro, mas mantém laços de continuidade com suas pesquisas, como a relação entre a arte teatral e o documentário, algo que permeia todos os espetáculos do grupo, e as conexões entre teatralidade e audiovisual, pesquisa aprofundada durante o último ano de pandemia.

 

FICHA TÉCNICA: 

PODCAST VOZES ALÉM DOS MUROS

EPISÓDIO 1: Cartas do Agora

REALIZAÇÃO: ZULA CIA. DE TEATRO

ROTEIRO: LUCIANA CAMPOS

NARRAÇÃO: ANDRÉIA QUARESMA

TRILHA SONORA: JÚLIA TIZUMBA

MIXAGEM E EDIÇÃO: ANDRÉ VELOSO

IDENTIDADE VISUAL: ALEXANDRE TAVERA

COLABORAÇÃO: ANA LUIZA ANDRADE SILVA

 

PODCAST VOZES ALÉM DOS MUROS

EPISÓDIO 2: A Voz é Minha Força Inteira

REALIZAÇÃO: ZULA CIA. DE TEATRO

ROTEIRO: LUCIANA CAMPOS

NARRAÇÃO: GLÁUCIA VANDEVELD

TRILHA SONORA: JÚLIA TIZUMBA

MIXAGEM E EDIÇÃO: ANDRÉ VELOSO

IDENTIDADE VISUAL: ALEXANDRE TAVERA

COLABORAÇÃO: ANA LUIZA ANDRADE E NÍVEA SABINO

 

PODCAST VOZES ALÉM DOS MUROS

EPISÓDIO 3: Palavras Espalhadas pelo Mundo Inteiro

REALIZAÇÃO: ZULA CIA. DE TEATRO

ROTEIRO: LUCIANA CAMPOS

NARRAÇÃO: JÚLIA TIZUMBA

TRILHA SONORA: JÚLIA TIZUMBA

MIXAGEM E EDIÇÃO: ANDRÉ VELOSO

IDENTIDADE VISUAL: ALEXANDRE TAVERA

COLABORAÇÃO: ANA LUIZA ANDRADE SILVA

 

PODCAST VOZES ALÉM DOS MUROS

EPISÓDIO 4: Cantar é Liberdade!

REALIZAÇÃO: ZULA CIA. DE TEATRO

ROTEIRO: LUCIANA CAMPOS

NARRAÇÃO: KELLY CRIFER

TRILHA SONORA: JÚLIA TIZUMBA

MIXAGEM E EDIÇÃO: ANDRÉ VELOSO

IDENTIDADE VISUAL: ALEXANDRE TAVERA

 

PODCAST VOZES ALÉM DOS MUROS

EPISÓDIO 5: Cartas para o Amanhã

REALIZAÇÃO: ZULA CIA. DE TEATRO

ROTEIRO: LUCIANA CAMPOS

NARRAÇÃO: TALITA BRAGA

TRILHA SONORA: JÚLIA TIZUMBA

MIXAGEM E EDIÇÃO: ANDRÉ VELOSO

IDENTIDADE VISUAL: ALEXANDRE TAVERA

COLABORAÇÃO: ANA LUIZA ANDRADE SILVA

 

FICHA TÉCNICA DO DOCUMENTÁRIO

DOCUMENTÁRIO: A Arte como Possibilidade de Liberdade / Trajetória Centro Socioeducativo São Jerônimo.

REALIZAÇÃO: Zula Cia. de Teatro

DIREÇÃO: Coletiva

ROTEIRO: Luciana Campos

DIREÇÃO DE ARTE: André Veloso

EDITOR E FINALIZADOR DE ÁUDIO E VÍDEO: André Veloso

TRILHA SONORA: André Veloso

FOTOGRAFIA: Alexandre Tavera

ARTE EDUCADORES: Gláucia Vandeveld, Andréia Quaresma, Kelly Crifer, Mariana Maioline, Júlia Tizumba, Luciana Campos, Alexandre Tavera, André Veloso e Talita Braga

ARTES VISUAIS: Alexandre Tavera

COORDENAÇÃO DE PRODUÇÃO: Talita Braga

PRODUÇÃO EXECUTIVA: Andréia Quaresma

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO: Bremmer e Carlos Andrei

AGRADECIMENTOS: nossas queridas alunas do Centro Socioeducativo São Jerônimo, Érika Vinhal, Tatiana Tironi, Patrícia Tavares, Nívea Sabino.   

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: livre

DURAÇÃO: 82 minutos 

 

SERVIÇO

Estreia do documentário “A Arte Como Possibilidade de Liberdade / Trajetória Centro Socioeducativo São Jerônimo” e do episódio 1: Vozes Além dos Muros

DATA: 02 DE SETEMBRO

HORÁRIO: 20 HORAS

LOCAL: YOUTUBE DA ZULA CIA. DE TEATRO / http://bit.ly/zulaciadeteatro 

GRATUITO

 

Exibição dos outros  episódios de podcast: no Spotify e Deezer da Zula Cia. de Teatro, além do Youtube da Cia.

EPISÓDIO 1: 02 DE SETEMBRO DE 2021

EPISÓDIO 2: 09 DE SETEMBRO DE 2021

EPISÓDIO 3: 16 DE SETEMBRO 2021

EPISÓDIO 4: 23 DE SETEMBRO 2021

EPISÓDIO 5: 30 DE SETEMBRO 2021

No comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *